PALESTRANTES CONFIRMADOS:

Fernando-fernandez.jpg

Fernando F. Fernandez
(EMBRAPII)

Especialista em Inovação Industrial da Embrapii

Gerente do Programa Rota2030 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Engenheiro Mecânico, Mestrado em Mecânica dos Sólidos, atuou por quase 30 anos em PD&I no setor aeroespacial e há 8 meses na Embrapii junto ao programa Rota2030 para o setor automotivo.

Foto Perfil.jpg

Roberta H. Knopki
(GIZ)

Assessora Técnica da GIZ

Assessora Técnica na iniciativa Profissionais para Energias do Futuro, responsável pelas ações junto ao MEC e coordenadora do GT Profissionais da PNME. Engenheira Ambiental. Especialista em Gestão da Produção, há 8 anos atuando em diferentes projetos do Programa Energias Renováveis e Eficiência Energética da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

Natalia_Moraes3.jpg

Natalia G. de Moraes
(ABRAPS / EPE)

Diretora da ABRAPS Rio de Janeiro

Diretora da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) Rio de Janeiro, onde coordena o projeto Green Tech Talks América Latina. Formada em economia pela UFRJ e mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Trabalha na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) onde desenvolve estudos na área de mobilidade elétrica, cidades inteligentes e sustentáveis e eficiência energética. Idealizadora da @academiaods que traz soluções de educação em temas do desenvolvimento sustentável.

Sergio.jpg

Sérgio Knorr Velho
(MCTI / PPMEC UnB)

Tecnologista em C&T do MCTI

Possui mestrado em Engenharia (UFRGS, 2016), graduado em Engenharia Química pela PUCRS (1991) e especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão da Produção. Doutorando em Engenharia de Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (PPMEC/UnB). Larga experiência na gerência industrial e empresarial. É servidor federal no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) desde 2013.

 
Thomas-ME

Thomas P. Caldellas
(Ministério da Economia)

Analista de Comércio Exterior do ME

Graduado em Administração, especialista em Comércio Exterior. Atua como Analista de Comercio Exterior, e está lotado na Coordenação da Industria Automotiva do Ministério da Economia. Ex-representante do Ministério da Indústria junto ao Contran, atualmente representante deste conselho junto a sua Câmara Temática de Assuntos Veiculares e Ambientais.

Djane-Melo-ANEEL_edited.jpg

Djane Melo
(ANEEL)

Assessoria da Diretoria da ANEEL

Engenheira eletricista, com mestrado em Sistemas de Potência e especialização em Estatística Aplicada. Especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tendo atuado na área de regulação dos serviços de distribuição e, atualmente, atua na Assessoria da Diretoria da Agência.

Rafael-CPFl.jfif

Rafael Moya R. Pereira
(CPFL Energia)

Gerente de Inovação e Transformação da CPFL

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral e em Liderança e Gestão Organizacional Empresarial pela Franklyn Covey. Com experiência em inovação na gestão de projetos de energia solar, geração e regulação, Rafael começou sua trajetória profissional na Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia), como estagiário e desde então tem feito sua carreira focada em Inovação. Atualmente ocupa a posição de Gerente de Inovação e Transformação, liderando o planejamento estratégico da área, além da gestão do portfólio de P&D, sempre focado em ações que disseminem e promovam uma cultura de inovação dentro do grupo CPFL Energia.

CPQD-Vitor

Vitor T. Arioli
(CPQD)

Engenheiro Sênior do CPQD

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-FEIS) e mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP. É engenheiro sênior do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) na área de Sistemas de Energia, desde 2008 atuando como pesquisador e coordenador técnico em projetos de P&D com tecnologias relacionadas a armazenamento de energia, mobilidade elétrica e energias renováveis.

 
Rodrigo-COPEL

Rodrigo Braun dos Santos
(COPEL)

Engenheiro Eletricista da Copel

Engenheiro Eletricista e mestrando em engenharia elétrica, ambos pela UFPR. Em seu variado portfólio profissional, há desde participação no desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia de trens elétricos há desenvolvimento de sistemas de análise de padrões de ventos para usinas eólicas. Há mais de 11 anos na Companhia Paranaense de Energia - Copel, trabalhando com projetos nas áreas de geração hidráulica, eólica e atualmente, atuando na equipe de Projetos Especiais da Distribuição, onde tem participado das iniciativas envolvendo Recursos Energéticos Distribuídos (REDs), Microrredes e Mobilidade Elétrica.

Nicolas-CIBIOGAS

Nicolas Berhorst
(CIBiogás)

Analista de Mercado da CIBiogás

Formou-se em Ciências Econômicas na UFPR onde também concluiu seu mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial em 2018 e logo depois se juntou à equipe da CIBiogás. Após 6 anos no mercado financeiro e parte de seus estudos na Alemanha e Argentina, dirigiu seus esforços para a Energia Renovável. Hoje o economista concentra seus esforços no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis com eletricidade e gás.

Fernanda-WEG

Fernanda T. Bencke
(WEG S.A.)

KAM - WEG Automação

Engenheira Eletricista graduada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Key Account Manager (KAM) nos negócios de Infraestrutura para Recarga de Veículos Elétricos na WEG Automação, focada no relacionamento duradouro e de confiança entre a WEG e seus clientes.

Madson-UNICAMP

Madson C. de Almeida
(FEEC / UNICAMP)

Docente e Coordenador do Laboratório Vivo de Mobilidade Elétrica para Transporte Coletivo na UNICAMP

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG, Doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e Pós-doutorado pela Universidade de Manchester-UK. Tem experiência na área de Energia Elétrica, atuando principalmente em temas ligados à distribuição de energia, estimação de estado, geração distribuída, fontes renováveis de energia, localização de faltas e mobilidade elétrica. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Sistemas e Energia (DSE) da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da UNICAMP (FEEC/UNICAMP). É Coordenador do Laboratório Vivo de Mobilidade Elétrica para Transporte Coletivo na UNICAMP.

 
Foto Flavia Consoni 2021.jpeg

Flávia Consoni
(DPCT/ UNICAMP)

Docente e Coordenadora do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico da Unicamp

Professora no Programa de Pós Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. É coordenadora do LEVE – Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico, membro do Conselho Gestor e de do Comitê de Ciência e Tecnologia da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica. Conduz pesquisas no tema da mobilidade elétrica e coordena o curso de Extensão em Mobilidade Elétrica: Políticas, Planejamento e Oportunidades de Negócios oferecido pela Escola de Extensão da Unicamp. Dentre as parcerias recentes em pesquisa, estão: a Agência de Cooperação Alemã GIZ no âmbito do PROMOB-e (Projeto Sistemas de Propulsão Eficiente), a CPFL Energia (Projetos P&D Aneel) e a Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

Professora Luciane

Luciane N. Canha
(CEESP / UFSM)

Docente e Líder do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) da UFSM

Doutora em Engenharia Elétrica, Líder do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) e Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência em mobilidade elétrica e atualmente coordena o projeto de P&D Chamada P022 “Interface de inovação multi agente envolvendo a indústria automobilística, os sistemas de energia e infraestruturas de mobilidade elétrica para eletrovias inteligentes”. Em 2021 foi incluída na lista Top 21 of 2021 Influential Women in Mobility que destaca as 21 mulheres mais influentes em mobilidade no mundo no ano de 2021.

patricia.jfif

Patrícia G. Dallepiane
(CEESP / UFSM)

Doutoranda do PPGEE da UFSM

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia (2016) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e mestrado em Engenharia Elétrica (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é graduanda em Engenharia de Produção na Universidade de Passo Fundo (UPF) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvendo pesquisas na área de mobilidade elétrica.

 
Caio-CHAIR.jfif

Caio dos Santos
(CHAIR - SINTEC2021)

Vice-presidente do Ramo Estudantil PES UNICAMP

Possui graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e mestrado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Tem experiência na área de energia elétrica, atuando em estudos sobre o desenvolvimento de representações matemáticas, metodologias de otimização e programas computacionais para apoio ao planejamento de sistemas de energia elétrica. Atualmente é aluno de doutorado em engenharia elétrica pela UNICAMP e membro do Laboratório de Otimização de Redes de Energia.

Emerson-CHAIR

Émerson Rafael da Silva
(CHAIR - SINTEC2021)

Coordenador do Comitê Institucional SBA Jovem

Possui graduação em engenharia elétrica (2017) e mestrado em engenharia elétrica (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria. É pesquisador do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP). Colaborou com o desenvolvimento de algoritmos e soluções voltadas a Smart Grids na empresa Megatecnologia SI, em um projeto de ADMS (Advanced Distribution Management System) para um P&D da ANEEL. Tem como ênfase de pesquisa a área de Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, Smart Grids, e gerenciamento da vida útil de transformadores de potência e transformadores de distribuição.

Pedro-Chair.jpg

Pedro H. Eisenkraemer
(CHAIR - SINTEC2021)

Presidente do Ramo Estudantil PES UFSM (2020/21)

Aluno de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, atualmente exerce processo de iniciação científica no Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP), com foco na área de distribuição de energia, mobilidade elétrica e estabilidade de sistemas de potência. Além disso, atua como voluntário no capítulo estudantil IEEE Power and Energy Society da UFSM, onde ajuda a promover eventos e trabalhos voltados para a comunidade acadêmica. Tem experiência com liderança de grupos, networking e planejamento de eventos.